Trata-se de um compósito, constituído de resina poliéster termofixa reforçada por filamentos de vidro, adicionando uma substância catalisadora de polimerização.
A resina pode apresentar diversas variações dependendo da aplicação e exigências de projeto para o produto em questão. As mais comuns são:
-
Ortoftálica;
-
Isoftálica;
-
Ester Vinilica.
Além da variação da base (resina), temos inúmeras possibilidades de composição devido aos variados aditivos existentes ao qual trás diferentes características ao produto final.
A montagem do Perfil Pultrudado torna-se mais fácil devido ao peso inferior em comparação aos outros materiais.
APLICAÇÕES
Pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como:
-
Eletrocalhas;
-
Eletrodutos;
-
Suporte e tubulação;
-
Estruturas de apoio;
-
Vigamento em geral;
-
Escadas de acesso (marinheiro ou inclinada);
-
Guarda corpo;
-
Passarelas.
Dentre outras inúmeras aplicações.
Esse material pode substituir os mesmos perfis fabricados em aço, madeira, inox, dentre outros materiais.
O material resultante é altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade, torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.
As principais características do material são:
Auto extinguível
A questão da flamabilidade, em certos projetos, é crucial pois o produto pode estar exposto a condições que pode levar a um incêndio no local de instalação e o material, possuindo essa característica não será “combustível” para esse evento.
Impermeável
O vidro, no estado de filamentos, já não possuí a característica de absorção de umidade e a resina aplicada à ele produz uma barreira tornando assim o produto impermeável à líquidos.
Condutividade térmica
Possuí uma estrutura analóga ou seja baixíssima condutividade térmica.
Força mecânica
Filamento de vidro tem um resistência à tensão / massa volumétrica superior a do aço.
Permeabilidade magnética complexa
Sua estrutura é inerte a ações externas e projetando o material adequadamente conseguimos permitir que a ação magnética transpasse através do compósito.
Oxidação
Não enferruja por se tratar de um material inorgânico não sofre com a ação da água.
Ataques químicos
Com o aditivo correto na formulação e à resina adequada, criamos uma barreira de proteção química ao produto.
Leveza (peso)
Por estarmos falando em um compósito de plástico reforçado, podemos alcançar um peso mais leve com propriedades termo-mecânicas semelhantes ao aço.
Estabilidade dimensional
O material é insensível a variações quando submetido a variações de temperatura e a higrometria e tem uma baixo coeficiente de expansão linear.
Permeabilidade RF
Sua estrutura é inerte a ações externas e projetando o material adequadamente conseguimos permitir que o sinal determinado como radio frequencia transpasse através do compósito.
Apodrecimento
Material não é afetado pela ação de insetos ou roedores.
Condutividade elétrica
Material considerado ISOLANTE.
Higiene
Não é poroso.
Compatibilidade com matrizes orgânicas
A versatilidade do compósito permite a combinação com certas matrizes orgânicas minerais tais como: gesso, talco, cimento, etc.
Integração de funções
O compósito pode ser usado como parte de outro projeto interagindo com outros materiais substituindo peças e agregando diversas características e funções.
Descritivo técnico do Processo Produtivo.
O processo de pultrusão é um método de fabricação contínuo, automatizado, para produtos de seção uniforme e determinados.
Para fazermos uma analogia podemos comparar o processo de pultrusão com o processo de extrusão. No processo de extrusão os materiais são aquecidos e “empurrados” através de um molde, onde o perfil é resfriado até a sua forma sólida final. Já na pultrusão são “puxados” através do molde.